VALE DOS VINHEDOS

A primeira Indicação Geográfica Brasileira

Localizado em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, onde estão as instalações da vinícola e a Família, com vinhedos desde 1968. Os vinhos elaborados a partir de uvas de algumas variedades selecionadas, comprovadamente provenientes desta região e que passam por critérios de qualificação analítica e sensorial, podem ostentar um selo identificador de origem e de parâmetros de qualidade, o selo da D.O.V.V (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos).

Os vinhos da PIZZATO elaborados com uvas do Vale dos Vinhedos têm a filosofia de serem concentrados, complexos e com boa capacidade de amadurecimento. Provêm de parreiras mais antigas, de baixa produção por planta, permitindo que se explore a máxima de que os vinhos melhoram com o amadurecimento.

Localização
29°10’17.91″S 
51°36’05.59″O

Composição do solo
De origem basáltica, argiloso, com pedregulhos

Clima
Clima subtropical temperado,
região serrana, altitude de 450 a 650m

Arquitetura
Espaldeiras com orientação norte-sul

O que é a Denominação de Origem?

O Vale dos Vinhedos foi a primeira Indicação Geográfica Brasileira da história; inicialmente como Indicação de Procedência (2001), passou a certificar os vinhos e espumantes com D.O. em 2009. Com apenas 73 km², apresenta a maior concentração de vinícolas dedicadas a elaboração de vinhos finos na América do Sul, sendo pioneira na modernização da viti-vinicultura Brasileira ao final do Século XX.

A cultivar autorizada para o vinho tinto é o Merlot, uva emblemática do Vale dos Vinhedos e as variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e o Tannat para cortes complementares. Para o vinho branco a cultivar principal é o Chardonnay e o Riesling Itálico como variedade auxiliar para o corte. Nos espumantes (brancos ou rosados) o Chardonnay e/ou Pinot Noir são as principais e o Riseling Itálico com auxiliar para corte. A Pizzato Vinhas e Vinhos atualmente conta com sete rótulos com Denominação de Origem D.O.V.V. três vinhos tintos, dois vinhos brancos e dois espumantes.